Isabel: em busca da afirmação

“O momento mais feliz da minha carreira foi quando conquistamos o título de campeão invicto do DF, em 2019. Em um trabalho curto conseguimos alcançar o nosso objetivo principal. Depois de seis anos lutando no antigo clube, Deus abençoou e capacitou o nosso time, nos dando o título”. Assim descreve Isabel Silva Moreira, 22 anos, atleta da zaga oriunda da cidade e ex-jogadora do rival Gama, acerca da sua chegada no Real Brasília.

Por curiosidade, Isabel, cria da própria capital do país, não despertou o seu interesse pelo futebol por ver homens e garotos jogando, mas sim parentes do seu mesmo sexo. “Comecei quando vi minhas irmãs jogando. Daí criei um amor especial por esse esporte e decidi que queria me tornar uma atleta”, sintetizou. Aos 13 anos, ainda assim, tinha que dividir seus primeiros chutes com os meninos, em campeonatos escolares.

Declaradamente grata ao pai, que a inspirou seguir sonhando em ser jogadora de futebol, Isabel revela que no início teve um obstáculo: o fato de a mãe não ser muito adepta à idéia. “Mas com o passar do tempo ela mudou a forma de pensar. Muitas vezes meu pai tirava dinheiro que era para suprir as necessidades de casa, para que eu pudesse ir aos treinos”, conta.

Embora feliz na carreira, em 2016 veio a maior barreira, que quase a fez desistir de tudo. A zagueira sofreu uma lesão no joelho e teve que passar por cirurgia. Ficou mais de um ano e meio parada, à espera, pois não tinha condições de pagar. Mas ela teve uma ajuda essencial, que faz questão de lembrar. “Sou grata ao meu antigo técnico, Célio Lino, mesmo em meio a tantas dificuldades ele conseguiu a minha operação. Senão fosse ele, talvez hoje já teria desistido”, relembra com gratidão.

No entanto, com o mesmo treinador, Isabel teve uma nova oportunidade, com a chegada ao Real Brasília, em 2019. Completamente recuperada da cirurgia, ela teria a chance de mostrar seu talento nos gramados, em um clube estruturado. Disputou e venceu, juntamente das demais companheiras, o Candangão e agora está na luta pelo acesso à elite nacional, com a participação no Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2. “Quero e vou mostrar o meu valor, pois sei que aqui me dão condições para tal”, finalizou.

CLUBES NA CARREIRA

Gama-DF

Real Brasília

PRINCIPAIS TÍTULOS

Copa Minas/Sobradinho – 2015 (Gama)

Copa Campo Grande-MS – 2015 (Gama)

Campeonato Candango – 2019 (Real Brasília) invicto