Fora de casa, Leoas desbancam Goiás pelo Campeonato Brasileiro

Pela 4ª e penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2 – 2020, o Real Brasília entrou em campo na tarde deste domingo (8), diante do Goiás, no CT Edimo Pinheiro, em Goiânia. Deste modo, em embate direto por uma das vagas na próxima fase, as Leoas do Planalto não tiveram vida fácil. Entretanto, dos pés de Marcela e Dani Silva, que voltou ao time após um período afastada por lesão, vieram os gols da vitória por 2 x 0.

Os primeiros dez minutos da partida ficaram marcados por boas trocas ofensivas. Tanto o Goiás quanto o Real Brasília buscavam surpreender a marcação adversária em jogadas de velocidade. A primeira chance veio dos pés das Leoas. Aos 16′, Lana cobrou falta, mas a bola fez uma curva contrária em relação ao gol e passou longe da meta esmeraldina.

Seis minutos depois, o Goiás respondeu. Geysna arriscou em arremate de fora da área. No entanto, a bola foi para fora. Com 24’ no relógio, Camila Pini, em um ótimo lançamento, acionou a atacante Marcela. A camisa nove dominou, avançou em velocidade, driblou a goleira e bateu firme para tirar o zero do marcador: 1 x 0 Real Brasília.

Aos 40 minutos, em jogada similar a que deu origem ao gol. Marcela foi lançada em velocidade e finalizou, porém, dessa vez, a goleira Letícia praticou a defesa. No rebote, a bola se ofereceu para os pés da capitã Luciana, que tentou encobrir a goleira, sem sucesso.

Já na reta final da primeira etapa, aos 42 minutos, Marta cobrou falta no canto da grande área. Contudo, Flávia segurou firme, sem sustos. Sem conseguir penetrar na grande área, o Goiás seguiu apostando em finalizações em longa distância. Aos 47′, Raylanne arriscou, e por muito pouco não marcou um golaço.

Na segunda etapa, em desvantagem, a treinadora Christiane da Costa promoveu a alteração de Rosilda. Logo aos dois minutos, Katielly arriscou de fora da área, e a bola passou rente à trave esquerda defendida por Flávia. Mas as escapadas em velocidade do Real Brasília seguiram como ponto forte. Aos 19 minutos, Dani Silva saiu em disparada, ganhou da dupla de zaga, mas Leticia espalmou e mandou para escanteio.

Se na primeira oportunidade a goleira do Goiás praticou a defesa, na segunda chance, veio o inevitável. Aos 38 minutos, após bate cabeça da defesa esmeraldina, Dani Silva deu números finais para a partida ao roubar a bola na zona central, sair na cara do gol e não perdoar, 2 x 0 Real Brasília. Com o resultado, o clube auri-anil sobe para a terceira posição da chave e só depende de si para avançar ao mata-mata.

Na próxima rodada, a equipe candanga fecha a participação no grupo E jogando em seus domínios, na sexta-feira (13), às 16h, contra o Vasco, em embate direto pela classificação.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2 – 2020 (primeira fase), 4ª rodada
CT Edimo Pinheiro – Goiânia – GO – 08/11/2020, 15h

Árbitro: Gabriel dos Santos Queiroz (GO)
Assistentes 1 e 2: Adailton Fernando e Tiego Henrique (GO)
Quarto árbitro: Jean Carlos da Silva Narciso (GO)
Analista: Cleiber Elias Leite (GO)

Goiás

Leticia; Dalila (Marilia), Hindredy, Marta, Idalana Leticia Teles, Railane, Jaielly (Rosilda); Lorraine, Katyelle e Geysna.

Técnico: Christiane da Costa

Gol: não houve.

Cartões amarelos: Hindredy, Jaielly, Marta, Geysna.

Cartão vermelho: não houve.

Real Brasília

Flávia; Eliane, Jaqueline (Jamille), Isabela e Lana; Rafa Soares, Luciana, Maiara (Rhaizza); Marcela, Camila Pini (Ellen) e Dani Silva.

Técnico: Evilásio Almeida.

Gols: Marcela (24′ – 1° T) e Dani Silva (38′ – 2° T).

Cartões amarelos: Dani Silva e Rafa Soares.

Cartão vermelho: não houve.