Isabela: o “mineirês” que conquistou o DF

Com a forma mineirinha de ser, comendo pelas beiradas, ela chegou e, aos poucos, foi ocupando uma posição de liderança no plantel do Real Brasília F. C. Assim é Isabela Aparecida de Melo. A zagueira de 25 anos foi contratada para a primeira temporada do clube, em 2019, assumiu a titularidade na defesa e foi campeã, com as demais companheiras, do Campeonato Candango, o que garantiu às Leoas do Planalto uma vaga no Brasileiro da Série A2 Feminino de 2020.

Belão, como é carinhosamente conhecida pelos amigos da bola, pratica futebol desde os 12 anos, de forma amadora. Mas foi aos 15 que ingressou no “profissional”, no tradicional Atlético-MG. “Sempre amei jogar, mesmo muito pequena, no meio dos meninos. E quando vi que poderia ter a oportunidade somente com as meninas e jogar campeonatos importantes, elevei ainda mais meu interesse, uma vez que sempre foi a minha escolha, dentre outras brincadeiras e esportes”, resumiu.

A atleta, que tem como característica a liderança em campo e nos treinos, relata que a sua maior inspiração foram as dificuldades e preconceitos enfrentados, como é comum na modalidade. Porém, Isabela conta que teve sim personalidades do meio que a influenciaram. “Á época assisti muito a Marta, Formiga, entre outras que me motivaram a continuar, pois estavam procurando o espaço delas, mesmo diante de tanto preconceito”, relembra.

Com a instabilidade do futebol feminino no Brasil, a defensora passou ainda por mais 11 clubes na carreira, incluindo o atual, Real Brasília. Ainda conta com passagem na seleção brasileira de futsal, em 2015. Este momento, inclusive, está entre os três momentos mais importantes de sua trajetória. “Tive três situações muito felizes. A convocação para o Sul-americano de Futsal na Colômbia, o título brasileiro da série A de campo, com apenas 19 anos (Rio Preto-SP) e o acesso com o Vitória-BA, em pleno Beira-Rio, contra o internacional-RS”, recorda Isabela, com satisfação.

Embora estivesse em um bom momento da carreira na equipe baiana, em 2017, veio a maior tristeza que a atleta diz ter passado. “Deus levou o meu pai para descansar e eu quase não cheguei a tempo em Belo Horizonte para o sepultamento. Nessa hora foi onde ficou mais claro para mim o preço de estar longe de tudo e de todos para viver um sonho”, explicita a zagueira.

Ela ainda revela que jamais pensou em desistir, mas a tristeza a assolou por diversas vezes. “Fiquei muito desanimada com situações lamentáveis que via no dia a dia, relacionadas ao futebol feminino e diante de muito preconceito, enganações e pessoas de má fé dentro do esporte. Mas sempre continuei fazendo o meu trabalho diante de todas as situações e acreditando que dias melhores viriam”, desabafa a jogadora.

A “xerifona” estava certa e, após vestir diversas camisas Brasil afora, Isabela recebeu o convite para um desafio instigante, jogar pelo Real Brasília, equipe nova no cenário feminino. “Estava jogando Brasileirão Série A e Paulistão pela Ponte Preta-SP, fui convidada e a primeira atleta que veio de fora do DF para o Real, em setembro de 2019. No início tive aquele receio que temos quando é clube novo, não conhecemos as pessoas. Mas logo na primeira semana já notei o trabalho sério e profissional e assim fiquei tranquila, pois percebi que estava em um bom lugar”, relatou.

Daí para cá, Belão recebeu outras propostas, inclusive de equipes da divisão de elite do nacional, mas decidiu permanecer no Leão e buscar uma história ainda mais na agremiação, além do título candango invicto.

CLUBES NA CARREIRA

São João Batista-MG

Atlético-MG

A.A. Serra-MT

Capital-DF

Neves FC-MG

Serc-MS

Meca-MG (futsal)

Rio Preto-SP

Seleção Brasileira de Futsal

América-MG

Vitória-BA

Ponte Preta-SP

Real Brasília

PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeonato Mineiro – 2011/2012 (Atlético-MG)

Taça BH – 2011/2012 (Atlético-MG)

Campeonato Candango – 2013 (Capital)

Campeonato – Sul-Matogrossense 2014 (Serc)

Campeonato Brasileiro Série A1 – 2015 (Rio Preto)

Campeonato Mineiro – 2016 (América-MG)

Taça BH – 2016 (América-MG)

Campeonato Baiano – 2018 (Vitória)

Campeonato Candango – 2019 (Real Brasília) invicto