Japa: dedicação oriental

Gabriela Larissa Dias, 23 anos, a volante de olhinhos puxados, o que lhe deu o apelido de Japa, como é mais conhecida no meio do futebol, é também adepta ao futsal, onde apareceu para o esporte. Hoje, atual campeã candanga pelo Real Brasília, a paulista de São José dos Campos se recupera de cirurgia para buscar de vez seu lugar na equipe titular do Leão do Planalto.

Logo aos nove anos de idade, Japa sofreu o maior baque da sua vida, a perda da mãe. Daí em diante contou com a criação do pai, que lhe deu todo o suporte para a vida. “O esporte sempre me ajudou a nunca desistir”, comemora a atleta.

Embora não tivesse apoio maciço da família na carreira de jogadora de futebol, ela tem um agradecimento especial por alguns membros do seio familiar. “Sempre tem um ou outro que acaba não concordando pelo fato de o futebol feminino não ser tão valorizado, mas graças a Deus tive meu tio, tia e meu irmão que me deram total apoio para escolher esse caminho de ser atleta”, pontuou Japa. Este último citado, inclusive, foi sua fonte de inspiração, de acordo com seu relato.

Após rodar por alguns clubes, além de atuar bastante no futsal, modalidade que também domina com qualidade, Gabi (Japa) chegou em 2019 no Real Brasília, para compor o elenco que disputaria o Candangão da categoria, indicada por uma amiga, que também estava no plantel das Leoas do Planalto.

Mas, apesar de buscar o seu espeço, veio um dos momentos mais tristes da trajetória profissional. Em uma partida, diante do Cresspom, a volante sofreu uma entrada dura da adversária e lesionou o joelho esquerdo, a ponto de romper o ligamento e ter que passar por cirurgia. A mesma lesão ela teve em 2018, mas na perna direita. “O maior sofrimento de um atleta é, sem dúvida, a lesão, pois nos impede de fazer o que amamos”, sintetizou.

Ainda assim, Japa teve a oportunidade comemorar o título do Distrito Federal junto das demais companheiras. “Momentos felizes são sempre aqueles quando trabalhamos muito e alcançamos os nossos objetivos. E para mim foi justamente o título candango com a equipe do Real. Um trabalho curto, de muita dedicação e comprometimento, onde tudo valeu a pena. Um momento para ser lembrado sempre”, finalizou, demonstrando gratidão.

CLUBES NA CARREIRA

Foz Cataratas-PR

Vitória de Santo Antão-PE

Portuguesa-SP

São José-SP

Londrina-PR

Real Brasília

PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeonato Paulista de Futsal – 2018 (São José)

Campeonato Paranaense de Futsal – 2019 (Londrina)

Campeonato Candango 2019 – (Real Brasília) invicto